
Uma imagem tem mais do que uma interpretação. Aos teus olhos é uma coisa, mas aos meus pode ser outra completamente diferente. E esta foto apenas tem em comum, na tua e na minha discrição, as cores e as pessoas.
Vejo duas pessoas com duas maneiras diferentes de olharem o mundo.Uma tem coragem e a outra não. Uma sabe que sem coragem jamais conseguirá enfrentar os seus medos; a outra apenas vê com a face escura que lhe cega tanto os olhos, contraditoriamente veste-se de branco, talvez para se sentir viva ou feliz, talvez. São diferentes, muito diferentes. Ainda assim, guardam ambas um segredo. Uma vê com os olhos e a outra com o coração. Continua segredo.
Esta é a minha interpretação.
A tua seria esta,
Vejo uma pessoa que ama outra e que por a amar tanto, tapa-lhe os olhos para que não veja este mundo do avesso. E o gesto que lhe faz é um gesto puro e sem maldade, digno de alguém que sabe proteger. Mas esta esquece-se que não se pode proteger tanto os outros, mesmo aqueles que amamos, porque quem protege demais acaba sempre por perder algo ou alguém. E por isso, veste-se de preto; o seu coração tem este temor. Os olhos já não sorriem e a mão, ainda que branca, não deixa transparecer o sorriso do olhar da pessoa de branco. E esta veste-se de branco não para se sentir mais viva ou feliz, mas sim para se sentir com mais esperança. A esperança de que a pessoa protectora um dia mudará e que a deixará ver o mundo tal como ele é, mesmo com tudo o que existe para além de um olhar.
E a tua qual seria?