domingo, setembro 09, 2007

E a tua qual seria?


Uma imagem tem mais do que uma interpretação. Aos teus olhos é uma coisa, mas aos meus pode ser outra completamente diferente. E esta foto apenas tem em comum, na tua e na minha discrição, as cores e as pessoas.

Vejo duas pessoas com duas maneiras diferentes de olharem o mundo.Uma tem coragem e a outra não. Uma sabe que sem coragem jamais conseguirá enfrentar os seus medos; a outra apenas vê com a face escura que lhe cega tanto os olhos, contraditoriamente veste-se de branco, talvez para se sentir viva ou feliz, talvez. São diferentes, muito diferentes. Ainda assim, guardam ambas um segredo. Uma vê com os olhos e a outra com o coração. Continua segredo.
Esta é a minha interpretação.

A tua seria esta,
Vejo uma pessoa que ama outra e que por a amar tanto, tapa-lhe os olhos para que não veja este mundo do avesso. E o gesto que lhe faz é um gesto puro e sem maldade, digno de alguém que sabe proteger. Mas esta esquece-se que não se pode proteger tanto os outros, mesmo aqueles que amamos, porque quem protege demais acaba sempre por perder algo ou alguém. E por isso, veste-se de preto; o seu coração tem este temor. Os olhos já não sorriem e a mão, ainda que branca, não deixa transparecer o sorriso do olhar da pessoa de branco. E esta veste-se de branco não para se sentir mais viva ou feliz, mas sim para se sentir com mais esperança. A esperança de que a pessoa protectora um dia mudará e que a deixará ver o mundo tal como ele é, mesmo com tudo o que existe para além de um olhar.


E a tua qual seria?

4 comentários:

Anónimo disse...

olaaa luna =)

Bem ja estive a ler o teu novo texto....que mente a tua tao inspiradora...
gosto muito deste ultimo teu trabalho..muitos parabens..tudo é verdade no q nele escreves-te....
n sei q diga mais....
deixas encanto em tudo o q escreves..

bjinhooo*****

pulguita disse...

bem nah konsigo dzr nada!!!ta tudo dito...nao sei kual seria...talvez a que está vestida de branco...ainda acredito no mundo bm colorido e na boa intençao das pessoas...o k mt vezes nao existe mas kero sp akreditar k sim...
beijo c saudaditas=)

joaninha disse...

que cada qual "vê" o que lhe dá mais jeito... :P

bjinho

*iluna* disse...

nd é preto ou branco,ou melhor,td a gent tem preto e branco dentro d si e o mundo é feito d preto e branco,mas sobretd mts cinzentos...ha q n ser fundamentalista:n é por s vestir d branco q o preto n tem por vezes lugar no seu pensamento,ate pq n esta conscient do q a rodeia,n pq é obrigada,mas por escolha (podia bem insistir para q a deixassem ver);n é pq se veste d preto q n s sente invadido pelo branco em certas alturas,pode estar a ser protectora ao cegar outro,mas n está certament a tornar o outro + bem preparado para enfrentar o q 1 dia vai ver (afinal,n pode tapar os olhos eternament....)

conclusao:p mim,a img é 1 crítica ao fundamentalismo,1 apelo a q n s resuma 1 universo a 2 cores opostas e intocáveis,qd o comum e natural é a fronteira ser tão ténue q n distinguimos cinzento escuro d cinzento + claro, quase a tocar o branco...